IDEAK
Março 2017 • Dissertação de além-túmulo - A infância
KARDEC News

Março 2017 • Dissertação de além-túmulo - A infância

Leitura Mensal

Ano 03 | Edição 215 | Março • 2017 | Revista Espírita • Jornal de Estudos Psicológicos • Fevereiro de 1859 - Dissertação de além-túmulo - A infância


Dissertação de além-túmulo — A infância


Não conheceis o segredo que, na sua inocência, ocultam as crianças; não sabeis o que são, nem o que foram, nem o que hão de ser. Entretanto vós as amais, vós as prezais como se fossem uma parte de vós mesmos e de tal modo que o amor da mãe pelos filhos é considerado como o maior amor que um ser possa ter a outro ser. De onde vem essa doce afeição, essa terna benevolência que os próprios estranhos experimentam para com uma criança?


Vós o sabeis? Não. Eis o que vou explicar-vos. As crianças são os seres que Deus envia em novas existências. Para que elas não possam queixar-se de excesso de severidade, dá-lhes toda a aparência da inocência. Mesmo numa criança naturalmente má, os defeitos são cobertos pela inconsciência de seus atos. Essa inocência não é uma superioridade real sobre aquilo que foram antes. Não: é a imagem do que deveriam ser, e se não o são, a culpa cairá sobre elas unicamente.

Mas não foi apenas por elas que Deus lhes deu tal aspecto. Foi também ─ e sobretudo ─ por seus pais, cujo amor é necessário à sua fraqueza, pois esse amor ficaria singularmente enfraquecido à vista de um caráter impertinente e intratável, ao passo que supondo os filhos bons e meigos, lhes dão toda a sua afeição e cercam-nos das atenções mais delicadas. Quando, entretanto, as crianças não mais necessitam dessa proteção, dessa assistência que lhes foi dada durante quinze ou vinte anos, seu caráter real e individual se revela em toda a sua nudez: permanece bom, se for fundamentalmente bom, mas se irisa sempre de nuanças que estavam ocultas pela primeira infância. Vedes que os caminhos de Deus são sempre os melhores e que, quando se tem o coração puro, fácil é conceber a explicação.

Com efeito, imaginai que o Espírito dos filhos que nascem entre vós pode vir de um mundo em que adquiriu hábitos completamente diversos. Como quereríeis que estivesse em vosso meio esse novo ser, que vem com paixões completamente diversas das que possuís, com inclinações, com gostos totalmente opostos aos vossos? Como quereríeis que se incorporasse em vossas fileiras de modo diferente daquele que Deus o quis, isto é, pelo crivo da infância?

Aqui vêm confundir-se todos os pensamentos, todos os caracteres, todas as variedades de seres engendrados por essa multidão de mundos onde crescem as criaturas. E vós mesmos, ao morrer, encontrar-vos-eis em outra espécie de infância, em meio a novos irmãos. Em vossa nova existência não terrena ignorais os hábitos, os costumes e as relações desse mundo novo para vós. Com dificuldade manejareis uma língua que não estais habituados a falar, uma língua mais viva do que o vosso pensamento atual. A infância tem ainda outra utilidade. Os Espíritos só entram na vida corpórea para o seu aperfeiçoamento, para sua melhora; a fraqueza da infância os torna flexíveis, acessíveis aos conselhos da experiência daqueles que têm o encargo de fazê-los progredir. É nesse período que seu caráter pode ser reformado, pela repressão de suas más inclinações. Tal o dever que Deus confiou aos pais, missão sagrada pela qual hão de responder.


Assim, a infância não é apenas útil, necessária e indispensável, mas também uma consequência natural das leis estabelecidas por Deus e que regem o Universo.


OBSERVAÇÃO: 
Chamamos a atenção dos leitores para esta dissertação notável, cujo elevado alcance filosófico é facilmente compreensível. Que há de mais belo, de mais grandioso que esta solidariedade existente entre todos os mundos? Que de mais conveniente para nos dar uma ideia da bondade e da majestade de Deus? A Humanidade cresce por tais pensamentos, ao passo que se rebaixa se a reduzimos às mesquinhas proporções de nossa vida efêmera e de nosso mundo, imperceptível entre os mundos.

missão de kardec

Todos os nossos produtos são criados para estudiosos da Filosofia Espírita e baseiam-se nas obras e pensamento de Allan Kardec. Todos os valores arrecadados são destinados ao Instituto IDEAK (Instituto de Divulgação Espírita Allan Kardec).

Este é um projeto: IDEAK | KARDECPEDIA | KARDECPlay | KARDECBooks


Utilizamos cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.