IDEAK
OS BONS ESPÍRITAS — Parte 3
Blog Transcrições

OS BONS ESPÍRITAS — Parte 3

Como ser virtuoso?

*Resposta de Cosme Massi na live "Os bons espíritas”, transmitida ao vivo em 22/08/2021 no XIX MÊS ESPÍRITA do 41º CEU.


Transcrição de Rui Gomes Carneiro.


O homem virtuoso é aquele que pratica as virtudes. Lembrando que virtude é sempre ação, ação no bem e desinteressada. Então, para que o homem seja virtuoso, ele tem que agir no bem com desinteresse.


Mas, para agir no bem com desinteresse, ele deve, no início, agir no bem mesmo que com interesse. Ou seja, ele vai buscar agir no bem, cumprir a lei de Deus, mesmo que no início ele faça isso pensando em si mesmo, pensando em receber alguma recompensa futura, pensando que ele vai ganhar com isso um estado melhor. Esse é o agir no bem com interesse.


Claro que assim ele ainda não é virtuoso, o virtuoso é aquele que faz o bem, que pratica a lei de Deus, mas com completo desinteresse. O virtuoso já sentiu o bem pelo bem, e mesmo que ele venha a perder, a se dar mal, ele continuará a praticar o bem, porque ele não está praticando o bem para ganhar alguma coisa ou deixar de perder alguma coisa; ele está fazendo o bem pelo bem.


Então, para ser virtuoso ele deve primeiro fazer o bem, mesmo que com esforço, mesmo achando que tem dificuldades, que sua vontade é não fazer; ele insiste, vai no trabalho, se esforça, luta contra os sentimentos contrários à caridade todos os dias, enfrenta com esforço as dificuldades das paixões ruins, já que ainda sente ciúme, inveja, é egoísta; e ele vai, nesse esforço de realização do bem, aprendendo a fazer o bem pelo bem!


Mesmo que no começo seja o bem apenas por esforço, apenas porque a razão lhe disse que tem que fazer o bem, apenas porque estudou o Espiritismo e entendeu que precisa praticar o bem, ou apenas porque acredita que fazer o bem garante que após a morte do corpo ele estará melhor — esse é o primeiro passo.


Assim, faça o bem, mesmo que inicialmente apenas por interesse, e depois vá percebendo a alegria que o bem proporciona ao outro, vai aprendendo a se sentir feliz com a felicidade do outro, com o bem do outro, vá aprendendo a valorizar o bem pelo bem, e vá, passo a passo, sendo virtuoso, conquistando a virtude.


Estude mais sobre a virtude com Cosme Massi!


No KardecPlay você pode estudar este tema e muitos outros!


*Observação. O texto acima foi retirado de uma exposição de viva voz. Como todo ensino oral, esta colocação pode não ser tão rigorosa com os sentidos das palavras, por efeito da proximidade entre as pessoas que conversam. É preciso, por isso, considerar que as definições dadas podem ser provisórias, e que alguns termos são usados em sentido figurado. Em todo caso, o fundo da mensagem não deixa equívocos.


Cosme Massi é Físico, Doutor e Mestre em Lógica e Filosofia da Ciência pela UNICAMP. Foi professor, pró-reitor e diretor de diversas universidades no Brasil. Ganhador do Prêmio Moinho Santista em Lógica Matemática. Escritor, palestrante e estudioso das obras e do pensamento de Allan Kardec há mais de 30 anos. Idealizador do IDEAK (Instituto de Divulgação Espírita Allan Kardec) e da KARDECPEDIA, plataforma grátis para estudos das obras de Allan Kardec. Reúne mais de duzentas aulas de Espiritismo na plataforma KARDECPlay.


E então, já conhece e estuda com o KARDECPlay?

 O KARDECPlay é o Netflix de Kardec. São centenas de vídeos para estudar Espiritismo, com o pensamento e a obra de Allan Kardec;

 Toda semana vídeos novos na plataforma;

Canal no YouTube com resumos gratuitos de 1 a 2 min de cada videoaula;

 Estude 24h/dia onde e quando quiser;

Todo o valor arrecadado é investido na divulgação da doutrina espírita para o Brasil e o mundo.

Agora você pode estudar as videoaulas via App direto no seu celular. Disponível para download em iOS na App Store e para Android no Google Play. Clique no link para baixar:

Baixe VIDEOAULAS com o aplicativo de estudos KARDECPlay.
Baixe VIDEOAULAS com o aplicativo de estudos KARDECPlay.

Participe de nossa missão de levar Kardec para todo o mundo!


Todos os nossos produtos são criados para estudiosos da Filosofia Espírita e baseiam-se nas obras e pensamento de Allan Kardec. Todos os valores arrecadados são destinados ao IDEAK (Instituto de Divulgação Espírita Allan Kardec).

Este é um projeto:  IDEAK |  KARDECPEDIA  |  KARDECPlay  |  KARDECBooks



Utilizamos cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.