IDEAK
OS BONS ESPÍRITAS — Parte 8
Blog Transcrições

OS BONS ESPÍRITAS — Parte 8

Qual o primeiro vício a se combater?


Resposta de Cosme Massi* na live “Os bons espíritas”, transmitida ao vivo em 22.08.21 no XIX MÊS ESPÍRITA do 41º CEU.


Transcrição de Rui Gomes Carneiro.


Kardec pergunta qual dentre os vícios se pode considerar radical, e os Espíritos explicam que temos dois vícios radicais, sendo um o pai do outro: o egoísmo é o vício radical, mas ele é o filho do orgulho, ele nasce de uma admiração excessiva de si mesmo; o orgulhoso é aquele que tem amor-próprio em demasia, ele se acha melhor que o outro, e então alimenta o próprio egoísmo: Se eu sou o melhor tenho que pensar primeiro em mim; eu sou o melhor.


No Evangelho segundo o Espiritismo há uma mensagem falando do orgulho e do egoísmo como pais de todos os outros vícios.


Então nós temos que combater o orgulho e o egoísmo simultaneamente, para que possamos, vencendo esses dois vícios, ir eliminando os seus “filhos”, os seus outros resultados como ciúme, raiva, ódio, inveja, etc., que na verdade são formas de expressão do egoísmo e do orgulho.


Desta forma esses são nossos alvos, mas, como se ataca o orgulho? Olhando o outro de uma maneira tal que se possa admirá-lo tanto quanto admiramos a nós mesmos; respeitando o outro e percebendo que ele é tão importante quanto nós e que, independentemente das diferenças sociais e morais, ele também é uma alma imortal, filho do mesmo Deus, que merece admiração e respeito.


Assim se vai aprendendo a olhar o outro com grandiosidade, e a partir do momento em que se renuncia um pouco a si mesmo em benefício do outro, aprende-se a combater o egoísmo.


Quando, para combater o orgulho, passamos a olhar o outro como tão importante quanto nós, também passamos a nos sensibilizar e a nos preocupar com as suas dificuldades, e então procuramos aliviar a intensidade de suas lutas, das suas dores; passamos a querer ajudá-lo, a querer que ele também avance, e assim vamos combatendo o orgulho e o egoísmo ao mesmo tempo, e vamos aprendendo a praticar a verdadeira caridade.


12. Homens,
por que vos queixais das calamidades que vós mesmos amontoastes sobre as vossas cabeças? Desprezastes a santa e divina moral do Cristo; não vos espanteis, pois, de que a taça da iniquidade haja transbordado de todos os lados.

Generaliza-se o mal-estar. A quem inculpar, senão a vós que incessantemente procurais esmagar-vos uns aos outros? Não podeis ser felizes, sem mútua benevolência; mas, como pode a benevolência coexistir com o orgulho? O orgulho, eis a fonte de todos os vossos males. Aplicai-vos, portanto, em destruí-lo, se não lhe quiserdes perpetuar as funestas consequências. Um único meio se vos oferece para isso, mas infalível: tomardes para regra invariável do vosso proceder a lei do Cristo, lei que tendes repelido ou falseado em sua interpretação.


— Estude mais sobre este tema no canal do Youtube Cosme Massi, no vídeo “Porta estreita”.


*Observação. O texto acima foi retirado de uma exposição de viva voz. Como todo ensino oral, esta colocação pode não ser tão rigorosa com os sentidos das palavras, por efeito da proximidade entre as pessoas que conversam. É preciso, por isso, considerar que as definições dadas podem ser provisórias, e que alguns termos são usados em sentido figurado. Em todo caso, o fundo da mensagem não deixa equívocos.


Cosme Massi é Físico, Doutor e Mestre em Lógica e Filosofia da Ciência pela UNICAMP. Foi professor, pró-reitor e diretor de diversas universidades no Brasil. Ganhador do Prêmio Moinho Santista em Lógica Matemática. Escritor, palestrante e estudioso das obras e do pensamento de Allan Kardec há mais de 30 anos. Idealizador do IDEAK (Instituto de Divulgação Espírita Allan Kardec) e da KARDECPEDIA, plataforma grátis para estudos das obras de Allan Kardec. Reúne mais de duzentas aulas de Espiritismo na plataforma KARDECPlay.


E então, já conhece e estuda com o KARDECPlay?

 O KARDECPlay é o Netflix de Kardec. São centenas de vídeos para estudar Espiritismo, com o pensamento e a obra de Allan Kardec;

 Toda semana vídeos novos na plataforma;

Canal no YouTube com resumos gratuitos de 1 a 2 min de cada videoaula;

 Estude 24h/dia onde e quando quiser;

Todo o valor arrecadado é investido na divulgação da doutrina espírita para o Brasil e o mundo.

Agora você pode estudar as videoaulas via App direto no seu celular. Disponível para download em iOS na App Store e para Android no Google Play. Clique no link para baixar:

Baixe VIDEOAULAS com o aplicativo de estudos KARDECPlay.
Baixe VIDEOAULAS com o aplicativo de estudos KARDECPlay.

Participe de nossa missão de levar Kardec para todo o mundo!


Todos os nossos produtos são criados para estudiosos da Filosofia Espírita e baseiam-se nas obras e pensamento de Allan Kardec. Todos os valores arrecadados são destinados ao IDEAK (Instituto de Divulgação Espírita Allan Kardec).

Este é um projeto:  IDEAK |  KARDECPEDIA  |  KARDECPlay  |  KARDECBooks



Utilizamos cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.