IDEAK
"Paz interior" ou "paz entre pessoas" ?
Blog Transcrições

"Paz interior" ou "paz entre pessoas" ?

Resposta de *Cosme Massi na live “A paz de Jesus a Kardec”, bate-papo da 24.ª SEMESP (Semana Espírita de Ponta Negra) feito pelo Centro Espírita Irmãos do Caminho com o IDEAK. — Natal, Rio Grande do Norte. 29 de outubro de 2020.

Transcrição de Rui Gomes Carneiro.


Não é possível a paz na vida social entre os homens, entre as nações, entre países, sem a paz no interior das pessoas. As nações são formadas de pessoas. Quem faz escolhas, quem toma decisões, mesmo nas relações entre Estados, entre países, são indivíduos, que decidem e fazem escolhas seguindo o seu mundo interior.

Assim, não existe jeito de uma pessoa fazer a escolha da paz, se ela não trouxer a paz em si mesma. A escolha correta, qualquer que seja o cargo ou a posição em que a pessoa se encontra na vida social, depende dos valores da sua alma.

É por isso que constatamos nos mundos de provas e expiações que se mudam os governantes, mudam-se de cargos, mudam-se de funções, e as questões fundamentais da existência humana permanecem não resolvidas.

Porque, como Kardec já observara há muito tempo, e Jesus há mais tempo ainda, sem a educação moral dos homens, todas as propostas humanas que querem garantir a paz, que querem construir uma sociedade melhor, não passarão de vãs utopias que não vão realizar aquilo que desejam alcançar.

O homem egoísta, quando assume o poder, pensa em si, no seu grupo social, no seu grupo de relações, ele não olha todas as pessoas como iguais. Embora às vezes até fale de igualdade, não a realiza, pois colocar em prática esse sentimento de caridade exige educação moral. Daí a importância de que essa educação moral seja recebida desde o berço; a importância de que, desde criança, se aprenda a respeitar o outro, a amar o outro.

Então, toda proposta de construção de paz que não passe pela educação moral do homem estará fadada ao fracasso, como a própria história demonstra: o homem vai e volta, mudam-se sistemas econômicos, sistemas políticos, mudam-se as tecnologias e as relações humanas, e os problemas do ciúme, do egoísmo, da inveja, da raiva, do ódio continuam entre todos os homens.

Então, enquanto as pessoas não enfrentarem seu mundo interior, toda e qualquer proposta de paz nas relações humanas será sempre mais uma ilusão, mais uma utopia.

— Continue estudando este tema no Capítulo II de "O Evangelho Segundo o Espiritismo": "Meu reino não é deste mundo"; Lei de destruição, guerras; live sobre "O bem e o mal" disponível no canal do Cosme Massi no YouTube.


*Observação. O texto acima foi retirado de uma exposição de viva voz. Como todo ensino oral, esta colocação pode não ser tão rigorosa com os sentidos das palavras, por efeito da proximidade entre as pessoas que conversam. É preciso, por isso, considerar que as definições dadas podem ser provisórias, e que alguns termos são usados em sentido figurado. Em todo caso, o fundo da mensagem não deixa equívocos.

Cosme Massi é Físico, Doutor e Mestre em Lógica e Filosofia da Ciência pela UNICAMP. Foi professor, pró-reitor e diretor de diversas universidades no Brasil. Ganhador do Prêmio Moinho Santista em Lógica Matemática. Escritor, palestrante e estudioso das obras e do pensamento de Allan Kardec há mais de 30 anos. Idealizador do IDEAK (Instituto de Divulgação Espírita Allan Kardec) e da KARDECPEDIA, plataforma grátis para estudos das obras de Allan Kardec. Reúne mais de duzentas aulas de Espiritismo na plataforma KARDECPlay.


E então, já conhece e estuda com o KARDECPlay?

 O KARDECPlay é o Netflix de Kardec. São centenas de vídeos para estudar Espiritismo, com o pensamento e a obra de Allan Kardec;

 Toda semana vídeos novos na plataforma;

Canal no YouTube com resumos gratuitos de 1 a 2 min de cada videoaula;

 Estude 24h/dia onde e quando quiser;

Todo o valor arrecadado é investido na divulgação da doutrina espírita para o Brasil e o mundo.

Agora você pode estudar as videoaulas via App direto no seu celular. Disponível para download em iOS na App Store e para Android no Google Play. Clique no link para baixar:

Baixe VIDEOAULAS com o aplicativo de estudos KARDECPlay.
Baixe VIDEOAULAS com o aplicativo de estudos KARDECPlay.

Participe de nossa missão de levar Kardec para todo o mundo!


Todos os nossos produtos são criados para estudiosos da Filosofia Espírita e baseiam-se nas obras e pensamento de Allan Kardec. Todos os valores arrecadados são destinados ao IDEAK (Instituto de Divulgação Espírita Allan Kardec).

Este é um projeto:  IDEAK |  KARDECPEDIA  |  KARDECPlay  |  KARDECBooks



Utilizamos cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.