IDEAK
Biografia de Allan Kardec
Biografias

Biografia de Allan Kardec

Allan Kardec (Hippolyte-Léon-Denizard Rivail)


Biografia de Allan Kardec Chefe e fundador da doutrina dita espírita, nascido em Lyon, em 3 de outubro de 1804, originário de Bourg-en-Bresse, departamento de Ain.

Ainda que fosse filho e neto de advogados, e de uma antiga família que se distinguiu na magistratura e na advocacia, não seguiu essa carreira; desde cedo dedicou-se ao estudo das ciências e da filosofia.

Aluno de Pestalozzi, na Suíça, tornou-se um dos discípulos eminentes desse célebre pedagogo e um dos propagadores de seu sistema de educação, que exerceu grande influência sobre a reforma educacional na França e na Alemanha.

Foi nessa escola que se desenvolveram as ideias que o colocaram, mais tarde, na categoria dos progressistas e dos livres pensadores.

Nascido na religião católica, mas educado em um país protestante, os atos de intolerância que sofreu, nesse âmbito, fizeram-no, a partir dos quinze anos, conceber a ideia de uma reforma religiosa, na qual ele trabalhou em silêncio durante longos anos, com o pensamento de alcançar a unificação das crenças; mas faltava-lhe o elemento indispensável para a solução desse grande problema.


O Espiritismo e Allan Kardec


O Espiritismo veio mais tarde trazer-lho e dar uma direção especial a seus trabalhos. Por volta de 1850, no que disse respeito às manifestações de espíritos, Allan Kardec se dedicou a observações perseverantes sobre esses fenômenos e se aferrou principalmente a deles deduzir consequências filosóficas.

Entreviu, primeiramente, o princípio das novas leis naturais: aquelas que regem as relações do mundo visível e do mundo invisível; reconheceu na ação deste último as forças da natureza, cujo conhecimento lançaria luz sobre uma multidão de problemas tidos como insolúveis, e compreendeu seu alcance sob o ponto de vista científico, social e religioso.


Biografia de Allan Kardec - Fundador do Espiritismo.

As principais obras de Allan Kardec no Espiritismo são: 

  • O Livro dos Espíritos , para a parte filosófica, cuja primeira edição foi publicada em 18 de abril de 1857; 

  • O Livro dos Médiuns
    , para a parte experimental e científica (janeiro de 1861); 

  • O Evangelho segundo o Espiritismo
    , para a parte moral (abril de 1864); 

  • O Céu e o Inferno 
    ou A Justiça Divina segundo o Espiritismo (agosto de 1865); 

  • A Revista Espírita, Jornal de Estudos Psicológicos 
    , coletânea mensal iniciada em 1º de janeiro de 1858. Fundou em Paris, em 1º de abril de 1858, a primeira sociedade espírita regularmente constituída sob o nome de Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas, cujo objetivo exclusivo é o estudo de tudo o que pode contribuir ao progresso dessa nova ciência.


O próprio Allan Kardec se justifica por não ter escrito nada sob a influência de ideias preconcebidas ou sistemáticas; homem de caráter frio e calmo, ele observou os fatos e, de suas observações, deduziu as leis que os regem; foi o primeiro a dar-lhes a teoria e a deles formar um corpo metódico e regular. Demonstrando que os fatos falsamente qualificados como sobrenaturais estão submetidos a leis, ele os fez entrar na ordem dos fenômenos da natureza e destruiu, assim, o último refúgio do maravilhoso e um dos elementos de superstição.

Durante os primeiros anos em que se deu importância aos fenômenos espíritas, essas manifestações foram mais objeto de curiosidade que assunto de meditações sérias; o Livro dos Espíritos fez considerar a coisa sob todo um outro aspecto; então abandonou-se a dança das mesas, que não havia sido senão um prelúdio, e aliou-se a um corpo de doutrina que abarcava todas as questões que interessavam à humanidade.

Data da publicação do Livro dos Espíritos a verdadeira fundação do espiritismo que, até então, não possuía senão elementos esparsos sem coordenação, e cujo alcance não podia ser compreendido por todo o mundo; nesse momento também a doutrina fixou a atenção dos homens sérios e teve rápido desenvolvimento. Em poucos anos essas ideias encontraram numerosos adeptos em todas as camadas da sociedade e em todos os países. Esse sucesso sem precedentes deve-se às simpatias que essas ideias encontraram, mas é devido também em grande parte à clareza que é uma das características distintivas dos escritos de Allan Kardec.

Abstendo-se das fórmulas abstratas da metafísica, o autor soube colocar-se ao alcance de todo o mundo e fazer-se ler sem cansaço, condição essencial para a vulgarização de uma ideia. Sobre todos os pontos controversos, sua argumentação, de lógica precisa, oferece pouca chance à refutação e predispõe à convicção.

As provas materiais que o espiritismo dá sobre a existência da alma e da vida futura tendem à destruição das ideias materialistas e panteístas.

Um dos princípios mais fecundos dessa doutrina, e que provém do precedente, é o da pluralidade de existências , já entrevisto por uma multidão de filósofos antigos e modernos e, nesses últimos tempos, por Jean Reynaud Charles FourierEugène Sue e outros; mas ele ficou em estado de hipótese e de sistema, enquanto o espiritismo demonstra a sua realidade e prova que é um dos atributos essenciais da humanidade.

Desse princípio decorre a solução de todas as anomalias aparentes da vida humana, de todas as desigualdades intelectuais, morais e sociais; o homem sabe, assim, de onde vem, aonde vai, com que finalidade está na Terra, e porque sofre aqui.

As ideias inatas se explicam pelos conhecimentos adquiridos nas vidas anteriores; a caminhada ascendente dos povos e da humanidade, pelos homens dos tempos passados que revivem depois de ter progredido; as simpatias e as antipatias, pela natureza das relações anteriores; essas relações, que vinculam a grande família humana de todas as épocas, oferecem como base as mesmas leis da natureza, e não uma teoria, aos grandes princípios da fraternidade, da igualdade, da liberdade e da solidariedade universal.

Além disso, ele diz respeito diretamente à religião, na medida em que a pluralidade das existências, sendo a prova do progresso da alma, destrói radicalmente o dogma do inferno e das penas eternas, incompatível com esse progresso; com esse dogma ultrapassado caem os numerosos abusos dos quais ele foi a origem. Em lugar do princípio “fora da Igreja não há salvação”, que mantém a separação e a animosidade entre as diferentes seitas e que fez verter tanto sangue, o espiritismo tem por máxima “fora da caridade não há salvação”, isto é, a igualdade de todos os homens perante Deus, a tolerância, a liberdade de consciência e a benevolência mútua.

Em lugar da fé cega que aniquila a liberdade de pensamento, ele diz:

“Não há fé inquebrantável senão aquela que pode olhar a razão de frente em todas as eras da humanidade. É preciso uma base para a fé e essa base é a inteligência perfeita daquilo em que se deve crer; para crer não é suficiente ver; é preciso, sobretudo, compreender. A fé cega já não é deste século; ora, é precisamente o dogma da fé cega que faz hoje o maior número de incrédulos, porque quer impor-se e exige a abdicação de uma das mais preciosas faculdades do homem: o raciocínio e o livre arbítrio” (Evangelho Segundo O Espiritismo)


A Doutrina Espírita


A doutrina espírita, tal como se mostra nas obras de Allan Kardec, encerra em si os elementos de uma transformação geral nas ideias, e a transformação das ideias leva forçosamente àquela da sociedade. Sob esse ponto de vista, ela merece a atenção de todos os progressistas.

Sua influência, que já se estende a todos os países civilizados, dá à personalidade de seu fundador uma importância considerável, e tudo faz prever que, em um futuro próximo, ele será tido como um dos reformadores do século XIX.


Referência
:

LACHÂTRE, Maurice. Allan Kardec. In: LACHÂTRE, Maurice. Nouveau dictionnaire universel. Paris: Docks de La Librairie, 1865. p. 199. Tome premier. 


Este é um projeto:

IDEAK
 | KARDECPEDIA | KARDECPlay | KARDECBooks


Veja todas as edições do KARDEC News aqui. Textos cuidadosamente selecionados da Revista Espírita. Todo mês, um novo KARDEC News para você.


Utilizamos cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.